Roteiros

Desfrute dos roteiros que propomos

Roteiro dos Miradouros

Os miradouros são as salas de visita do Nordeste. A costa alta, o mar, a imponente serra e a sabedoria dos nordestenses permitiram fazer do Nordeste um dos locais com as vistas mais soberbas da ilha. Ponta da Madrugada e Ponta do Sossego, no lugar da Pedreira, são locais de visita obrigatória no concelho. Serra e mar misturam-se aqui, envolvidos por extensas zonas de jardim, onde o silêncio impera e os olhos se perdem na imensidão da paisagem.
Entre a localidade da Pedreira e a Vila do Nordeste, outro miradouro nos é oferecido: o Miradouro da Vista dos Barcos, a partir do qual é possível avistar o Farol do Arnel e o Porto de Pescas.
Outros miradouros de igual beleza estendem-se ao longo do concelho. A maioria das freguesias oferece vistas sobre o mar ou para a serra, estando todas devidamente sinalizadas ao longo da Estrada Regional. Na Algarvia, no Miradouro da Vigia das Baleias, assinala-se a antiga atividade da caça à baleia. Encontramos ali a reprodução de um posto de vigia e uma vista sublime para a costa e para a maior altitude da ilha.
Na Freguesia da Salga, o Miradouro do Salto da Farinha tem vista sobre uma magnífica cascata, com cerca de 40 metros, e inclui um agradável parque de merendas.
O roteiro que lhe propomos está organizado de nascente para poente, devendo seguir a sinalização da Estrada Regional (ver "Miradouros").

Roteiro Literário

Ao longo deste roteiro pode visitar diversos locais de interesse literário existentes no concelho, com especial destaque para a Casa João de Melo, antiga morada da família do escritor, bem como jardins e outros belos espaços relacionados com figuras literárias do Nordeste.
No final, desfrute do espaço de leitura da biblioteca municipal, onde irá encontrar as obras de maior referência dos escritores Nordestenses.

  1. O roteiro começa na Achadinha, na casa da família do escritor João de Melo, onde pode visitar um núcleo museológico e temático.
  2. Descer a Rua Direita até à Igreja da Achadinha, terra natal da escritora Adelaide Freitas e também do escritor João de Melo.
  3. Visitar a Achada, com paragem no largo alusivo ao poeta Virgílio Oliveira.
  4. Visitar a igreja de São Pedro, a mais antiga do Nordeste, junto à qual pode ver o busto do Padre Dinis da Luz, grande escritor e jornalista deste concelho.
  5. Passe pela biblioteca municipal, instalada numa antiga escola primária do Plano dos Centenários, onde pode ver um pequeno núcleo expositivo de livros antigos.
  6. Termine a visita junto à casa onde nasceu Maria Mendonça, na Rua Jorge Maria Reis Machado, perto da qual pode ser vista a Ponte dos Sete Arcos.

Roteiro Poético

O Nordeste tem sido palco de inspiração para diversos poetas e escritores que aqui encontraram as palavras para descrever um “mundo que não é deste reino”.
Venha desafiar a sua escrita e descubra os lugares mais inspiradores ao longo deste roteiro que tem início com o nascer do sol e que termina com o canto noturno dos cagarros junto ao mar.

  1. Começar o dia a ver o nascer do sol na Ponta da Madrugada.
  2. Subir ao Pico Bartolomeu para ver a ilha de Santa Maria e a Serra da Tronqueira.
  3. Visitar o Planalto dos Graminhais e subir ao Pico da Vara.
  4. Fazer um piquenique no Parque dos Liberais e descansar a ver o mar.
  5. Percorrer o caminho pedonal até à base da Cascata do Salto da Farinha.
  6. Ver o pôr do sol na Borda da Ladeira.
  7. Ir ver as estrelas no Parque do Pelado.
  8. Ouvir os cagarros, ver a lua e a luz do farol na Ponta do Arnel.



Morada:
Praça da República S/N
9630 - 141 Nordeste
Email: info@visitnordeste.pt

Contactos úteis


Emergência: 112
Bombeiros: 296 488 111
PSP: 296 480 112
Centro de Saúde: 296 480 090