Património

Conheça o nosso património

Igrejas

No Nordeste, as igrejas destacam-se pela imponência das fachadas brancas, delimitadas por elementos em basalto cinzento, que contrastam com as pequenas habitações e os pastos verdejantes. Tanto as igrejas, dentro dos aglomerados urbanos, como as ermidas, implantadas nos lugares mais remotos, guardam tradições e lendas desde os tempos do povoamento da ilha.

Atualmente, a maioria das igrejas abre apenas para a celebração das missas, ao domingo, com exceção da Matriz de São Jorge, na Vila do Nordeste, e de uma ou outra localidade.

Fontenários

Os fontenários abasteciam a população de água, então transportada em recipientes de barro, levados por mulheres que frequentemente ali se deslocavam para se abastecer de tão precioso líquido. Até ao século XX, a fonte teve um papel social e cultural, sendo local de conversa, de socialização e até de namoro. Encontrará fontenários em todas as freguesias, sendo os mais recentes do período do Estado Novo.

Obeliscos

Foi na freguesia da Achadinha, no dia 1 de agosto de 1831, que se deu o desembarque das tropas liberais vindas da ilha Terceira, no ataque final contra o último reduto Miguelista (os absolutistas) nos Açores. O acontecimento encontra-se assinalado na freguesia, num obelisco situado junto à Estrada Regional.

“Treatos”

A denominação de “treato” é uma aliteração da palavra teatro, e refere-se a uma pequena construção destinada ao culto do Espírito Santo.
Encontrará estes pequenos edifícios em várias freguesias e com data de edificação variada.

Moinhos de água

Os moinhos de água do Parque da Ribeira dos Caldeirões (ver Parques e Jardins) são uma das mais belas cadeias de moinhos dos Açores, integrada num parque de lazer, onde encontra informação detalhada sobre os antigos moinhos e as atividades a eles associadas.
No Jardim da Ribeira do Guilherme (ver Parques e Jardins) encontra outros dois moinhos, tendo um deles a função de alojamento. Na mesma ribeira está outro moinho, inserido no parque de campismo e adaptado a estrutura de apoio, seguido de outros dois, logo abaixo do parque, de propriedade privada, mas possíveis de observar de perto.
No acesso ao Portinho da Achada-Santana, resistiram ao tempo outros três moinhos, de propriedade privada, sendo possível observá-los do exterior.
Outro moinho particular está situado entre as freguesias da Salga e da Achadinha. Para visitar o local, deverá entrar no percurso pedonal logo a seguir à Ribeira das Coelhas a partir da Estrada Regional, no sentido Salga - Achadinha, ou fazer o Percurso Pedestre Padrão das Alminhas/Salto da Farinha (PR21SMI).

Forno de Cal

O Forno de Cal da Ribeira do Guilherme é um dos quatro exemplares que ainda existem no Nordeste. Apesar de se encontrar em ruínas, é reconhecido como testemunho etnográfico de um processo industrial local, cuja memória importa preservar.
Para visitar o imóvel deverá seguir a sinalização existente, junto ao viaduto da Estrada Regional, entre a Lomba da Fazenda e a Vila do Nordeste.

Casa de Trabalho

Foi fundada em 1954, por Maria do Carmo Monte, com a finalidade de acolher e instruir as jovens do concelho, através da recuperação dos teares tradicionais, da costura, dos bordados e lavores. Atualmente, é a maior e a mais representativa casa de artesanato que preserva a tradição da tecelagem em São Miguel.
Ver Artesanato.

Ponte dos Sete Arcos

Com os seus sete arcos, é uma das mais belas da ilha. Conhecida localmente como “Viaduto”, o seu projeto é da responsabilidade do major de engenharia António Augusto de Sousa e Silva. Está situada na sede do concelho.

Paços do Concelho

Foi construído no local onde antigamente existia a “Casa da Câmara”. Constitui a mais importante obra do concelho em termos de arquitetura civil do século XIX (concluída em 1875), pela mão do ilustre nordestense António Alves de Oliveira.

Farol do Arnel

O Farol do Arnel, inaugurado em 1876, é o primeiro e o maior dos Açores, assemelhando-se, pela localização e arquitetura, a uma águia pousada numa plataforma da falésia.
Ver Espaços de Esposição.




Morada:
Praça da República S/N
9630 - 141 Nordeste
Email: info@visitnordeste.pt

Contactos úteis


Emergência: 112
Bombeiros: 296 488 111
PSP: 296 480 112
Centro de Saúde: 296 480 090