Parques e Jardins

Aqui o ar é ainda mais puro!

Jardim da Ribeira do Guilherme

Também apelidado de jardim da Quinta do Moinho, o jardim estende-se ao longo da ribeira que lhe dá nome (Ribeira do Guilherme), e termina junto a dois moinhos de água, devidamente recuperados (um deles adaptado a alojamento local).
Servido por um palheiro para piquenique, é um local aprazível para passeio, pela proximidade da água e variedade de plantas.



 Parcial

Estrada Regional (entre a Vila do Nordeste e a Lomba da Fazenda)

Segunda a sexta-feira das 8h00 às 15h45


Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro

Situa-se na localidade da Pedreira, a 10 minutos da Vila do Nordeste, sendo o caminho florestal que liga ao Pico do Bartolomeu o melhor acesso para lá chegar. É composto por uma área coberta para piquenique (com churrasqueiras) e vários espaços de recreio para toda a família: parque infantil, campo de futebol e voleibol, percurso físico e trilhos situados ao longo de uma mancha florestal.



 Parcial

Caminho Florestal – Pedreira Estrada Regional

Sempre aberto


Parque dos Liberais

Está situado num local privilegiado da freguesia pela vista que proporciona sobre a costa norte da ilha. Ideal para repousar e merendar, possui uma zona para churrasco e permanência, com áreas cobertas e um mirante a partir do qual obtém uma magnífica vista sobre a costa norte de São Miguel. Aqui é privilegiada a vegetação originária dos Açores e são recriados pomares locais, nomeadamente de citrinos, anoneiras e outros frutos, assim como espécies aromáticas.



Junto à Igreja N. S. do Rosário Achadinha

Permanente


Parque Endémico do Pelado

Na primeira freguesia a seguir à sede do concelho, encontra o Parque Endémico do Pelado, com acesso a partir do centro da freguesia. A baixa altitude da costa nesta zona proporciona uma maior proximidade do mar, sendo por isso o solo mais árido e a vegetação rara e de baixo porte. Podem aqui ser observadas plantas endémicas que remontam à vegetação de origem da ilha, situação pouco comum em outros pontos de São Miguel. Entre estas espécies de costa estão a faia-da-terra, o bracel-da-rocha e a urze.



Caminho do Cemitério, Lomba da Fazenda

Sempre aberto


Parque da Morgada

Deixe-se envolver pelo canto das aves neste aprazível parque. Rodeado de vegetação e próximo de uma ribeira, o parque integra o Percurso Pedestre da Lomba da Fazenda (PRC31SMI) e é o local ideal para uma tarde em família ou apenas para a contemplação do silêncio que ali impera. A zona possui equipamentos de apoio a piquenique.



Rua do Pico, Lomba da Fazenda

Sempre aberto


Foz da Ribeira das Coelhas

Próximo da zona balnear, encontra na freguesia da Salga um atrativo parque de merendas, servido de estacionamento, de sanitários, de palheiros para refeição e de um curto percurso pedonal até à cascata do Salto da Farinha. A Foz da Ribeira das Coelhas é também um lugar de interesse histórico, pois deste lugar foi extraída a pedra para a construção da Igreja de São José, edificada na freguesia da Salga entre 1903 e 1908.



Foz da Ribeira da Coelhas Estrada Regional, Salga

Permanente


Reserva Florestal de Recreio do Viveiro do Nordeste

A proximidade do centro histórico da Vila de Nordeste e a existência de equipamentos de manutenção física são características urbanas que se misturam com um aprazível parque de merendas, onde não faltam os tradicionais fornos de lenha, que no seu conjunto constituem um atrativo para muitos utentes.
Logo na entrada da Reserva Florestal de Recreio o visitante pode observar uma extensa área de viveiro florestal, com os talhões divididos por azáleas, que se cobrem de flor na primavera, naquele que é o maior viveiro de produção de espécies endémicas da Região Autónoma dos Açores. A proximidade a esta infraestrutura permite igualmente aos visitantes acompanhar o crescimento de diversas espécies florestais autóctones e endémicas, as quais estão destinadas a promover a recuperação dos habitats naturais dos Açores.



 Parcial

Rua do Poceirão s/n, Vila do Nordeste

De 1 de maio a 30 de setembro: Segunda a sexta-feira 08h00 às 24h00 | Fim de semana e feriados 10h00 às 24h00
De 1 de outubro a 30 de abril: Segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h30 | Fim de semana e feriados das 10h00 às 21h30


Parque da Ribeira dos Caldeirões

É dos locais mais procurados no Nordeste pela sumptuosa cascata e pelo extenso jardim ao longo da qual se estendem-se alguns moinhos de água.
Os moinhos de água contribuíram no passado para o sustento de muitas famílias nordestenses e hoje constituem um património valioso do concelho.
Além de um circuito interpretativo do parque são disponibilizados outros serviços ao visitante para que passe aqui mais tempo e desfrute da beleza deste lugar.



 Parcial

Estrada Regional, Achada

Parque: Permanente
Posto de Turismo: De segunda a sexta-feira das 10h00 às 17h00
Centro de Apoio ao Artesanato: Aberto todos os dias (Verão: 10h00 às 20h00 | Inverno: 11h00 às 17h00)
Moinhos: De segunda a sexta das 8h00 às 16h00


Jardim do Município e Jardim do Viaduto

A sede do concelho oferece dois jardins que embelezam o seu centro histórico. Convidam os visitantes a fazer um intervalo na jornada e a contemplar o aprumo dos jardins do Nordeste, o chilrear dos pássaros e até o silêncio desta simpática vila. Um dos jardins está situado nas traseiras dos Paços do Concelho e o outro abaixo da Ponte dos Sete Arcos.



 Parcial

Centro Histórico, Vila do Nordeste

Permanente




Morada:
Praça da República S/N
9630 - 141 Nordeste
Email: info@visitnordeste.pt

Contactos úteis


Emergência: 112
Bombeiros: 296 488 111
PSP: 296 480 112
Centro de Saúde: 296 480 090