Museus

Museus e Espaços de Exposição

Museu Municipal Nestor de Sousa

Concebido como um espaço museológico alusivo à história local, o seu espólio reúne mais de dois mil objetos de valor histórico, etnográfico e cultural, recolhidos junto de particulares e de instituições locais, que ajudam a explicar as antigas vivências quotidianas no concelho de Nordeste, de características essencialmente rurais e agrícolas.
Estão aqui representadas a vida doméstica, a ação religiosa, a alimentação, a diáspora, a olaria, o trabalho do campo, a profissão de sapateiro e o ensino primário. No artesanato, os trabalhos do tear, incluindo os artefactos ligados à fiação e tecelagem, têm um destaque especial no museu.


 Parcial

Rua D. Maria do Rosário S/N, Vila de Nordeste

Segunda a sexta-feira: 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30

Sala de Exposições do Município

A Sala de Exposições do Município apresenta regularmente uma grande diversidade de exposições. Nesta sala já foram apresentadas exposições com obras de Paula Rego, de António Eduardo Soares de Sousa e de Nestor de Sousa, entre muitos outros, sobretudo de artistas regionais.


Praça da República S/N, Vila de Nordeste

Segunda a sexta-feira: 8h30 às 16h30
Sábado e domingo: consulte painel exterior da sala ou o separador "Eventos"

Farol do Arnel

O Farol do Arnel foi o primeiro farol implantado na Região Autónoma dos Açores (1876). São facultadas visitas guiadas ao Farol do Arnel, podendo os visitantes conhecer a história e o património, assim como a atividade do farol e do faroleiro.
No Farol do Arnel pode ainda ser apreciada uma exposição permanente sobre os faróis dos Açores.


Caminho do Porto, Vila do Nordeste
Dada a inclinação acentuada do caminho de acesso ao farol e a inexistência de estacionamento no local, aconselha-se que o percurso seja feito a pé, ficando as viaturas no parque de estacionamento da Estrada Regional, junto à descida para o caminho do porto de pescas.

Aberto para visita à 4ª feira:
14h00 às 17h00 – verão
13h30 às 16h30 – inverno

Núcleo Etnográfico da Lomba da Fazenda

Este espaço expositivo, de cariz etnográfico, preserva as memórias de algumas tradições culturais da freguesia. Aqui podem ver-se alguns utensílios que antigamente se usavam nas lides diárias das famílias da Lomba da Fazenda.


Estrada Regional n.º4, Conceição, Lomba da Fazenda

Segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h00 e das 13h00 às 16h00

Casa João de Melo

Esta casa pertenceu aos pais do escritor João de Melo e foi adaptada para funcionar como um espaço dedicado à atividade cultural. Aqui encontram-se conteúdos de divulgação histórica e etnográfica do concelho e da freguesia da Achadinha, com destaque para as casas e cozinhas tradicionais.
Tem uma agradável sala de leitura, complementada com um pequeno espaço expositivo, onde se encontra a coleção bibliográfica doada por João de Melo e todas as obras publicadas pelo escritor.
Pode ainda encontrar informação sobre a vida e a obra de João de Melo, bem como um espaço internet, uma sala de exposições e uma sala de trabalho de um artesão local.


 Parcial

Rua Direita, n.º98, Achadinha

Segunda a sexta-feira: 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00

Centro de Divulgação Florestal

O Centro de Divulgação Florestal do Nordeste, instalado no concelho com a maior mancha florestal de São Miguel e inserido numa Reserva Florestal de Recreio, junto a um viveiro florestal, homenageia aqueles que de alguma forma contribuíram com o seu trabalho para as florestas dos Açores, ao mesmo tempo que divulga o trabalho desenvolvido pelos Serviços Florestais e promove os recursos florestais. O centro dispõe ainda de um pequeno núcleo museológico com utensílios utilizados pelos guardas florestais e de uma zona lúdico-pedagógica para os mais novos.


Reserva Florestal de Recreio da Vila do Nordeste, Vila do Nordeste

2ª a 6ª-feira das 9h00 às 16h00
Sábado das 13h00 às 18h00
Domingo - Marcação prévia para grupos

Centro de Divulgação Florestal

Centro Ambiental do Priolo

O Centro Ambiental do Priolo é um espaço de informação com a missão de contribuir para o conhecimento do Priolo e para a preservação do seu habitat natural: a Floresta Laurissilva. Encontra no Centro um espaço de exposição que conta a história do Priolo, as suas ameaças e os resultados obtidos nas diferentes campanhas de preservação.


Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro, Pedreira

Neste momento as visitas são feitas por marcação.
Contacte e marque a sua visita: +351 918 536 123 | centropriolo@spea.pt

Horários sujeitos a marcação prévia:
De 15 de fevereiro a 30 de abril e de 1 de outubro até 15 novembro
Fim de semana e feriados | 12:00 - 17:00*

De 1 de maio até 30 setembro
Terça a sábado | 10:00 - 18:00

*Noutros horários por marcação

www.centropriolo.com

Moinho do Parque da Ribeira dos Caldeirões

Este moinho de água representa uma época em que a moagem dos cereais para fazer o pão se revestia de grande importância em todo o concelho, havendo registos de terem existido várias dezenas, construídos ao longo das ribeiras com maior caudal.
O visitante poderá visitar o moinho e ver como funcionava através dos painéis informativos que estão disponíveis no interior. Ainda é visível a levada que conduz a água até ao moinho e os engenhos de moagem no seu interior.
Dentro do parque, para jusante da ribeira, podem ser visitados outros moinhos com informação interpretativa do parque.


 Parcial

Parque da Ribeira dos Caldeirões, Estrada Regional, Achada

Segunda a domingo: das 8h00 às 16h00

Núcleo Etnográfico de São Pedro de Nordestinho

O Museu Etnográfico de São Pedro de Nordestinho foi criado na década de 90 do século XX, reunindo alguns utensílios agrícolas, uma representação da casa tradicional e da vida doméstica, bem como de vivências culturais e sociais da freguesia.


Rua Canto da Cruz S/N, São Pedro de Nordestinho

2ª a 6ª feira das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00
(O núcleo poderá estar temporariamente encerrado)

Sala de Exposições do Posto de Turismo da Vila de Nordeste

A Sala de Exposições do Posto de Turismo da Vila de Nordeste destina-se à promoção de artistas locais, bem como à divulgação e venda de artesanato. Todos os anos podem ser vistas aqui exposições de fotografia e de pintura, a feira do livro, os mercadinhos de artesanato e outras iniciativas de foro cultural.


Rua António Alves de Oliveira S/N, Vila de Nordeste

Março a setembro
2ª a 6ª-feira: 9h30 – 17h30
Sábado, domingo e feriados: 10h00 – 15h15

Outubro a fevereiro
2ª a 6ª-feira: 9h00 – 17h00
Sábado, domingo e feriados: 10h00 – 15h15

Núcleo Etnográfico do Serviço de Desenvolvimento Agrário

Este núcleo etnográfico encontra-se instalado numa antiga arribana pertencente ao Serviço de Desenvolvimento Agrário de Santo António de Nordestinho, que apresenta uma impressionante coleção de alfaias agrícolas e diversos utensílios que antigamente eram usados no trabalho do campo.


Estrada Regional S/N, Santo António de Nordestinho

Segunda a sexta-feira: 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 15h30
(Encerra aos fins de semana e feriados, no entanto pode ser visto a partir do exterior).

Núcleo Etnográfico da Achada

Os costumes e as tradições do povo da Achada estão reunidos neste núcleo museológico. Reúne vários artefactos cedidos pela população da freguesia, nomeadamente, utensílios agrícolas, objetos da vida doméstica, artefactos ligados à emigração e aos rituais religiosos (em especial ao culto do Espírito Santo) entre outras peças, a perpetuar uma parte significativa da história cultural da freguesia.


Rua da Igreja, Achada

Segunda a sexta-feira: 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00
(O núcleo poderá estar temporariamente encerrado)




Morada:
Praça da República S/N
9630 - 141 Nordeste
Email: info@visitnordeste.pt

Contactos úteis


Emergência: 112
Bombeiros: 296 488 111
PSP: 296 480 112
Centro de Saúde: 296 480 090