Miradouros

Deslumbre-se com as vistas sobre o mar e a montanha

Ponta da Madrugada

Situado na Lomba da Pedreira, é o primeiro miradouro para quem entra pelo lado sul do concelho e o melhor local para ver o nascer do sol, pois está situado numa das extremidades da ilha.
Durante todo o ano, é frequente ali acorrerem forasteiros para apreciar o nascer do sol, complementando a visita com o sossego que oferece este paradisíaco local, com extensas zonas ajardinadas e uma deslumbrante vista para o mar e para a Serra da Tronqueira.



 Parcial

Estrada Regional, Pedreira

Permanente


Ponta do Sossego

O Miradouro da Ponta do Sossego, situado um pouco mais à frente da Ponta da Madrugada, para quem entra pelo lado sul da ilha, oferece uma vista soberba sobre a costa, mas aqui o paraíso são mesmo os jardins. A diversidade de flores e de canteiros, sempre muito cuidados, fazem deste local o maior jardim do concelho do Nordeste.
A vista sobre o mar é igualmente soberba, podendo daqui avistar-se a Fajã do Araújo e a Praia do Lombo Gordo. No Miradouro da Ponta do Sossego é tradição as famílias reunirem-se para um piquenique de fim de semana ao ar livre.



 Parcial

Estrada Regional, Pedreira

Permanente


Pico do Bartolomeu

Com acesso pela Pedreira, o Miradouro do Pico do Bartolomeu situa-se numa estrada sem saída (mas com bom acesso, embora um pouco estreito) que sobe do Parque Florestal da Cancela do Cinzeiro até às antenas de telecomunicações. O Pico do Bartolomeu oferece uma vista grandiosa sobre a costa leste da ilha de São Miguel, podendo ser observados tanto o concelho do Nordeste como o da Povoação.
Outra particularidade deste miradouro passa pela presença, à volta do mesmo, de vegetação nativa de altitude. O miradouro encontra-se já dentro da área da ZPE Pico da Vara Ribeira do Guilherme coincidente com a área de distribuição do Priolo.



Parque Florestal da Cancela do Cinzeiro, Acesso pela Pedreira

Permanente


Serra da Tronqueira

Situa-se na Estrada da Tronqueira, estrada secundária, de terra batida, que atravessa a serra desde o Nordeste até ao concelho da Povoação (perto da entrada para o Faial da Terra). Oferece uma imponente vista sobre a Serra da Tronqueira, o Pico da Vara e o Pico Verde.
Este miradouro encontra-se no coração do habitat do Priolo, e em torno dele podemos encontrar a mais importante mancha de Floresta Laurissilva da ilha. Em determinados períodos do ano, pode mesmo ser ali avistado o Priolo. O cedro-do-mato, a uva-de-serra, o louro e o azevinho são algumas das plantas endémicas que envolvem o miradouro.



Estrada da Tronqueira

Permanente


Vista dos Barcos

A caminho da Vila do Nordeste, junto à Estrada Regional, mais uma paragem, agora para ver o Farol do Arnel e o Porto de Pescas com o farol a encabeçar a descida íngreme até ao porto. Se optar por descer ao farol e ao porto, tenha atenção à inclinação considerável do caminho de acesso.
Ao longo deste caminho encontram-se pequenas e humildes casas, que continuam a servir uma ou outra família que nos tempos livres se ocupa da pesca.



 Parcial

Estrada Regional, Pedreira

Permanente


Ponta do Arnel

O Miradouro da Ponta do Arnel está logo à entrada da Vila do Nordeste, na zona da Nazaré, ao longo da Estrada Regional, e permite ver o Farol do Arnel bem mais próximo, assim como parte da costa.
Este local é ponto de encontro dos moradores da zona da Nazaré, sobretudo nos fins de tarde e nas tardes solarengas de domingo, perpetuando uma tradição de longos anos. O miradouro está dotado de estacionamento (incluindo de autocarro) e de sanitários.



 Parcial

Estrada Regional - Nazaré, Vila do Nordeste

Permanente


Borda da Ladeira

Situado em Santo António de Nordestinho, este aprazível local permite admirar a maior elevação da ilha de São Miguel, o Pico da Vara, e a ponta da Bretanha - lado sul da ilha - fazendo parecer esta ponta um crocodilo recostado no mar.
O miradouro está situado junto à Estrada Regional, num dos extremos da localidade, e convida a um repouso rápido ao longo da viagem.



Estrada Regional, Santo António de Nordestinho

Permanente


Boca da Ribeira

Depois de entrar na Vila de Nordeste e ao descer até à Zona Balnear da Foz da Ribeira ou ao Parque de Campismo da Feira, vamos encontrar o Miradouro da Boca da Ribeira, com vista sobre a foz, ladeada de extensa vegetação e a abrir-se para o mar.
Na foz está o complexo balnear, com piscina servida por água do mar.



Foz da Ribeira do Guilherme, Vila do Nordeste

Permanente


Vigia das Baleias

Situado na Algarvia, teve no passado um posto de vigia de baleias. Encontramos ali a reprodução de um antigo posto de vigia e um nicho de homenagem a Nossa Senhora de Fátima.
O miradouro está dotado de palheiros para merenda, churrasqueiras, instalações sanitárias e um circuito de manutenção física ao ar livre.
O Miradouro da Vigia das Baleias oferece uma vista soberba sobre o mar e a costa norte.



 Parcial

Estrada Regional, Algarvia

Permanente


Despe-te-que-suas

A vista para o mar e a encosta da Despe-te-que-suas (nome atribuído à ribeira ali existente por ser uma zona de acentuado declive, que obrigava a redobrado esforço físico das populações em tempos em que a viagens se faziam a pé ou em carroças puxadas por animais) é tão vistoso como outros pontos do concelho.
Junto à Ponte Despe-te-que-suas encontra uma zona de lazer dotada de palheiro e de churrasqueira para piquenique.



Estrada Regional, Algarvia

Permanente


Pesqueiro

É o único miradouro da freguesia de Santana – com acesso logo à entrada da localidade da Feteira Grande – mas um dos mais bonitos do Nordeste. Parte da costa norte da ilha e o Pico da Vara podem daqui ser avistados, além do calhau da freguesia onde está saliente o pesqueiro que há relativamente pouco tempo era local de pesca e de apanha de lapas. O Miradouro do Pesqueiro está dotado de palheiros, churrasqueiras, instalações sanitárias e extensas zonas ajardinadas.



 Parcial

Estrada Regional, Feteira Grande - Santana

Permanente


Adro da Igreja da Achada

Nos finais de tarde de verão, o sossego do local, a grandeza da vista e o pôr-do-sol convidam a uma descida ao adro da igreja. Para aceder ao local, entre na freguesia da Achada e desça até à igreja.
Aproveite para visitar o Museu Etnográfico da Achada que se encontra ali perto (ver separador "Museus").



Rua da Igreja, Achada

Permanente


Salto da Farinha

Mais à frente do Parque da Ribeira dos Caldeirões, antes de entrar na zona urbana da Salga, surge outra cascata, com cerca de 40 metros e com maior fluxo de água durante os meses de inverno.
Aproveitando a vista que o local proporciona sobre o mar, foi aqui construído um miradouro, apetrechado com parque de merendas e sanitários.
Uns metros mais abaixo, encontra o Miradouro da Pedra dos Estorninhos, com ampla vista sobre o mar e uma zona para piquenique.



Estrada Regional, Salga

Permanente




Morada:
Praça da República S/N
9630 - 141 Nordeste
Email: info@visitnordeste.pt

Contactos úteis


Emergência: 112
Bombeiros: 296 488 111
PSP: 296 480 112
Centro de Saúde: 296 480 090