Situado na Lomba da Pedreira, é o primeiro miradouro para quem entra pelo lado sul do concelho e o melhor local para ver o nascer do sol, pois está situado numa das extremidades da ilha.
Durante todo o ano, é frequente ali acorrerem forasteiros para apreciar o nascer do sol, complementando a visita com o sossego que oferece este paradisíaco local, com extensas zonas ajardinadas e uma deslumbrante vista para o mar e para a Serra da Tronqueira.
Parcial
Estrada Regional, Pedreira
Permanente
O Miradouro da Ponta do Sossego, situado um pouco mais à frente da Ponta da Madrugada, para quem entra pelo lado sul da ilha, oferece uma vista soberba sobre a costa, mas aqui o paraíso são mesmo os jardins. A diversidade de flores e de canteiros, sempre muito cuidados, fazem deste local o maior jardim do concelho do Nordeste.
A vista sobre o mar é igualmente soberba, podendo daqui avistar-se a Fajã do Araújo e a Praia do Lombo Gordo. No Miradouro da Ponta do Sossego é tradição as famílias reunirem-se para um piquenique de fim de semana ao ar livre.
Parcial
Estrada Regional, Pedreira
Permanente
Com acesso pela Pedreira, o Miradouro do Pico do Bartolomeu situa-se numa estrada sem saída (mas com bom acesso, embora um pouco estreito) que sobe do Parque Florestal da Cancela do Cinzeiro até às antenas de telecomunicações. O Pico do Bartolomeu oferece uma vista grandiosa sobre a costa leste da ilha de São Miguel, podendo ser observados tanto o concelho do Nordeste como o da Povoação.
Outra particularidade deste miradouro passa pela presença, à volta do mesmo, de vegetação nativa de altitude. O miradouro encontra-se já dentro da área da ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme coincidente com a área de distribuição do Priolo.
Estrada Regional, Pedreira
Permanente
Situa-se na Estrada da Tronqueira, estrada secundária, de terra batida, que atravessa a serra desde o Nordeste até ao concelho da Povoação (perto da entrada para o Faial da Terra). Oferece uma imponente vista sobre a Serra da Tronqueira, o Pico da Vara e o Pico Verde.
Este miradouro encontra-se no coração do habitat do Priolo, e em torno dele podemos encontrar a mais importante mancha de Floresta Laurissilva da ilha. Em determinados períodos do ano, pode mesmo ser ali avistado o Priolo. O cedro-do-mato, a uva-de-serra, o louro e o azevinho são algumas das plantas endémicas que envolvem o miradouro.
Estrada da Tronqueira
Permanente
A caminho da Vila do Nordeste, junto à Estrada Regional, mais uma paragem, agora para ver o Farol do Arnel e o Porto de Pescas com o farol a encabeçar a descida íngreme até ao porto. Se optar por descer ao farol e ao porto, tenha atenção à inclinação considerável do caminho de acesso.
Ao longo deste caminho encontram-se pequenas e humildes casas, que continuam a servir uma ou outra família que nos tempos livres se ocupa da pesca.
Parcial
Estrada Regional, Pedreira
Permanente
O Miradouro da Ponta do Arnel está logo à entrada da Vila do Nordeste, na zona da Nazaré, ao longo da Estrada Regional, e permite ver o Farol do Arnel bem mais próximo, assim como parte da costa.
Este local é ponto de encontro dos moradores da zona da Nazaré, sobretudo nos fins de tarde e nas tardes solarengas de domingo, perpetuando uma tradição de longos anos.
O miradouro está dotado de estacionamento (incluindo de autocarro) e de sanitários. Se optar por descer ao farol e ao porto, tenha atenção à inclinação considerável do caminho de acesso, sendo aconselhável que deixe o carro no parque de apoio que encontra no início da descida.
Estrada Regional - Nazaré, Vila do Nordeste
Permanente
Depois de entrar na Vila de Nordeste e ao descer até à Zona Balnear da Foz da Ribeira ou ao Parque de Campismo da Feira, vamos encontrar o Miradouro da Boca da Ribeira, com vista sobre a foz, ladeada de extensa vegetação e a abrir-se para o mar.
Também conhecida por Ribeira dos Moinhos, no leito desta ribeira existiram no passado vários moinhos de água, a maior parte deles destruídos pelas grandes cheias de 1986 que alargaram praticamente para o dobro o leito da ribeira.
Na foz está o complexo balnear, com piscina servida por água do mar.
Foz da Ribeira do Guilherme, Vila do Nordeste
Permanente
Situado em Santo António de Nordestinho, este aprazível local permite admirar a maior elevação da ilha de São Miguel, o Pico da Vara, e a ponta da Bretanha - lado sul da ilha - fazendo parecer esta ponta um crocodilo recostado no mar.
O miradouro está situado junto à Estrada Regional, num dos extremos da localidade, e convida a um repouso rápido ao longo da viagem.
Estrada Regional, Santo António de Nordestinho
Permanente
A vista para o mar e a encosta da Despe-te-que-suas (nome atribuído à ribeira ali existente por ser uma zona de acentuado declive, que obrigava a redobrado esforço físico das populações em tempos em que a viagens se faziam a pé ou em carroças puxadas por animais) é tão vistoso como outros pontos do concelho.
Também junto à Ponte Despe-te-que-suas encontra uma zona de lazer dotada de palheiro e de churrasqueira para piquenique.
Parcial
Estrada Regional, Algarvia
Permanente
Situado na Algarvia, teve no passado um posto de vigia de baleias. Encontramos ali a reprodução de um antigo posto de vigia e um nicho de homenagem a Nossa Senhora de Fátima.
O miradouro está dotado de palheiros para merenda, churrasqueiras, instalações sanitárias e um circuito de manutenção física ao ar livre.
O Miradouro da Vigia das Baleias oferece uma vista soberba sobre o mar e a costa norte.
Parcial
Estrada Regional, Algarvia
Permanente
É o único miradouro da freguesia de Santana – com acesso logo à entrada da localidade da Feteira Grande – mas um dos mais bonitos do Nordeste. Parte da costa norte da ilha e o Pico da Vara podem ser avistados a partir do local, além do calhau da freguesia onde está saliente o pesqueiro que há relativamente pouco tempo foi local de pesca e de apanha de lapas. O Miradouro do Pesqueiro está dotado de palheiros, churrasqueiras, instalações sanitárias e extensas zonas ajardinadas.
Parcial
Estrada Regional, Feteira Grande - Santana
Permanente
Nos finais de tarde de verão, o sossego do local, a grandeza da vista e o pôr-do-sol convidam a uma descida ao adro da igreja. Para aceder ao local, entre na freguesia da Achada e desça até à igreja.
Aproveite para visitar o Museu Etnográfico da Achada que se encontra ali perto (ver separador "Museus").
Rua da Igreja, Achada
Permanente
Mais à frente do Parque da Ribeira dos Caldeirões, antes de entrar na zona urbana da Salga, surge outra cascata, com cerca de 40 metros e com maior fluxo de água durante os meses de inverno.
Aproveitando a vista que o local proporciona sobre o mar, foi aqui construído um miradouro, apetrechado com parque de merendas e sanitários.
Uns metros mais abaixo, encontra o Miradouro da Pedra dos Estorninhos, com ampla vista sobre o mar e uma zona para piquenique.
Parcial
Estrada Regional, Salga
Permanente
© Câmara Municipal do Nordeste. Todos os Direitos Reservados