Fajã do Araújo

Percursos Pedestres

Informação do Trilho

O Trilho da Fajã do Araújo é um trilho municipal que não se encontra sinalizado mas que é fácil de percorrer.

Percurso: O percurso tem início junto à Igreja de Nossa Senhora da Luz, na localidade da Pedreira, devendo seguir a sinalização que encontra na proximidade e que o conduzirá ao início de um caminho pedonal. Siga pelo trilho, tendo atenção à sinalética de trilhos que encontra ao longo do trajeto (embora incompleta). A meio do percurso atravessará uma pequena ribeira (normalmente com pouco caudal) e a partir daqui continuará a descer em direção ao mar. Ao longo da descida deparar-se-á com uma vista magnífica sobre a fajã, até chegar às primeiras habitações. Junto às primeiras casas deverá seguir pelo trilho em direção ao parque de estacionamento ali existente, atravessando-o e seguindo por um estreito atalho que dá seguimento ao trilho. Continue a descer até encontrar a foz da Ribeira da Tosquiada, aproveitando para descansar um pouco e desfrutar do belo cenário deste local antes de retornar ao ponto inicial do percurso.
Se preferir regressar por outro percurso, poderá subir pelo caminho em betão que começa junto ao mar e que o levará até ao parque de estacionamento por onde passou anteriormente. A partir do estacionamento, suba pelo caminho de asfalto até chegar à Estrada Regional. Chegado à Estrada Regional, deverá dirigir-se para a direita, em direção à localidade da Pedreira, passando pelo Miradouro da Ponta do Sossego, onde poderá descansar um pouco antes de retomar o percurso até à igreja da Pedreira, onde iniciou o trilho. Deverá ter atenção à circulação automóvel no troço da Estrada Regional.

Sugestão: Chegado à foz da Ribeira da Tosquiada, na fajã, poderá optar por atravessar a ponte de madeira e caminhar pelo percurso pedonal até à Praia do Lombo Gordo, devendo regressar pelo mesmo acesso. Em dias de chuva e vento poderá ocorrer algum deslizamento de vertentes neste trilho. Se assim for, não deverá fazer o percurso.