As Festas do Nordeste, com início no fim de semana mais próximo do dia 18 de julho, data que assinala a criação do concelho (1514) são as maiores do Nordeste. São uma referência na oferta cultural de verão da ilha de S. Miguel pelo lado festivaleiro das grandes noites de concerto com artistas nacionais e regionais e pela singularidade das celebrações religiosas da Matriz de São Jorge que lhe estão associadas.
Anteriores às festividades de verão, no mês de maio, por vezes estendendo-se até junho, celebram-se os Impérios do Espírito Santo. Esta festa, comum a todas as ilhas dos Açores, mantém o ritual das Sopas do Espírito Santo (prato de sopa acompanhado de carnes, de pão e de vinho, servido na rua e oferecido à comunidade). Se estiver por cá entre maio e junho não perca esta experiência.
Os lugares e programa dos impérios do Espírito Santo são divulgados na Agenda Cultural do Município e aqui na página em "Eventos".
Realiza-se no primeiro fim de semana de setembro, no aprazível Miradouro da Vigia das Baleias, na freguesia da Algarvia. Neste fim de semana é proporcionado um programa de música ligeira portuguesa, com alguma música tradicional à mistura, espaços de comes e bebes com gastronomia típica e diversão para as crianças.
Durante o mês de novembro, ao domingo, os restaurantes do concelho têm na ementa o prato tradicional de Capão, típico da gastronomia do Nordeste. Trata-se de uma ave de capoeira, criada de modo a tornar a sua carne mais tenra, fazendo-o através da castração da ave antes desta atingir a maturidade sexual. O Capão é tradicionalmente assado em forno de lenha e acompanhado de batata, também assada, e de um recheio feito à base de pão tradicional, de carne e enchidos. Noutras alturas do ano, poderá provar este prato típico do Nordeste em alguns restaurantes locais através de reserva (consulte "Onde Comer").
Os Santos Populares de São João (24 de junho) e de São Pedro (29 de junho) também são comemorados em algumas freguesias do concelho estendendo-se nalguns casos por mais de um dia. Para saber as localidades que estão a festejar os Santos Populares deverá consultar os programas aqui na página em "Eventos" ou passar nos postos de turismo.
Entre junho e setembro todas as freguesias organizam as suas festividades religiosas fazendo do Nordeste um concelho em festa. O ponto alto destas festividades é a Procissão em honra do padroeiro da freguesia, que tem lugar ao domingo ao final da tarde com lindos tapetes de flores a decorar as ruas. O programa de cada paróquia é divulgado em data próxima do respetivo calendário. Consulte em “Eventos” ou passe nos Postos de Turismo.
O centro histórico da Vila do Nordeste é animado nas sextas-feiras de dezembro com diversão para as crianças, música, animação de rua, e uma interessante feirinha de doces locais. A 31 de dezembro é oferecido pelo município o programa de passagem de ano com concerto ao ar livre, espetáculo de fogo de artificio, e a oferta do Maior Bolo Rei dos Açores” confecionado em tamanho por uma pastelaria local.
Para saber as datas exatas das festividades e conhecer os programas, consulte o separador "Eventos" ou passe nos postos de turísmo do concelho e leve uma agenda cultural.
Festividades do Espírito Santo em várias freguesias.
Festas de Santo António, na freguesia de Santo António de Nordestinho.
Festividades de São João em algumas freguesias.
Festas de São Pedro, no domingo mais próximo do dia 29 de junho, na freguesia de São Pedro de Nordestinho.
Festas de N. S. da Luz - localidade da Pedreira. Por vezes realizam-se no domingo que antecede as Festas do Nordeste.
Grandes Festas do Nordeste - Vila do Nordeste.
Festas de Sant’Ana – freguesia de Santana localidade da Feteira Pequena.
Festas de N. S. do Amparo – freguesia da Algarvia.
Festas da Imaculada Conceição - freguesia da Lomba da Fazenda.
Festas de N. S. da Anunciação - freguesia da Achada.
Festas de N. S. do Rosário - freguesia da Achadinha.
Festas de São José - freguesia da Salga.
Mês do Capão (prato tradicional servido ao domingo nos restaurantes do concelho)
Durante o mês de novembro, ao domingo, os restaurantes do concelho têm na ementa o prato tradicional de Capão, típico da gastronomia do Nordeste.
Trata-se de uma ave de capoeira, criada de modo a tornar a sua carne mais tenra, fazendo-o através da castração da ave antes desta atingir a maturidade sexual.
O Capão é tradicionalmente assado em forno de lenha e acompanhado de batata, também assada, e de um recheio feito à base de pão tradicional, de carne e enchidos.
Noutras alturas do ano, poderá provar este prato gastronómico do Nordeste em alguns restaurantes locais através de reserva (consulte Onde Comer).
Animação do Centro Histórico e Passagem de Ano.
© Câmara Municipal do Nordeste. Todos os Direitos Reservados