Caldeirões

Percursos Pedestres

Informação do Trilho

Percurso: O percurso inicia-se no Parque da Ribeira dos Caldeirões, onde poderá deslocar-se para montante da linha de água e avistar duas bonitas quedas de água e a levada que conduz a água aos moinhos do parque. Desce para jusante, ao longo da linha de água, podendo fazer um pequeno desvio para observar uma ponte centenária construída em pedra do lado poente do caminho. Continua a descer ao longo da margem da ribeira, passa por baixo do viaduto da SCUT e segue pelo trilho até atravessar a linha de água, observando as ruínas de moinhos de água que encontra pelo caminho.
O percurso segue na direção do mar até encontrar a zona balnear. Daqui, vai subir a encosta por um estreito atalho que conduz ao Miradouro da Quinta, seguindo depois pela Rua das Quintas até encontrar a Rua da Igreja, onde irá voltar para a esquerda e caminhar para nascente até à igreja (aprecie a vista a partir do adro da igreja).
Suba a Rua do Vigário, onde poderá observar exemplares notáveis de casas de construção tradicional até chegar ao Largo Dr. Adolfo Martins Ferreira. Aqui, encontra uma bonita casa urbana característica do período de transição entre os séculos XIX e XX.
Segue pela Rua das Pedras, passando pelos antigos lavadouros públicos, passa por baixo da SCUT e volta a subir pelas margens da Ribeira dos Caldeirões, para montante, até regressar ao Parque da Ribeira dos Caldeirões.